sábado, 20 de outubro de 2007

Exibicionismo x miséria x abraços


Em um mundo onde 2/3 da população vivem em extrema miséria, alguns privilegiados podem oferecer a uma filho de 3 anos, como presente de aniversário, um helicoptéro ou um apartamento de R$ 3.000.000, onde brincam de casinha de boneca. Não satisfeitas, exibem-se de uma maneira espalhafatosa. E o que estas pessoas fazem pela humanidade? Absolutamente nada. A não ser, serem guardiões de um sistema que permite aos mais espertos explorarem os desprotegidos de várias formas. Uma delas é veiculando mentiras, inescrupulosas e lesivas as pessoas humildes, que não avaliam o quanto são roubadas. Pois, a ambição destas pessoas não tem limites. Refiro-me a este assunto, pois foi veiculado na grande imprensa, a carta de um apresentador de TV, que fora assaltado e perdera o seu ROLEX avaliado em R$ 10.000,00. Como todo bom exibicionista, não perdeu a chance de expor o seu pensamento, que é o de uma capitalista cruel e insensível. Diz no texto, que paga altos impostos, como se nós não pagassemos! O referido senhor, além de ter uma pousada em Fernando de Noronha - que é uma reserva ambiental, - , e é claro, onde nenhum mortal comum e honesto conseguiria construir nem uma casinha, pois seria considerado invasor, faz propaganda de financeiras que assediam as pessoas nas ruas, de várias cidades brasileiras de uma forma brutal. Os juros cobrados por estas instituições são um assalto, só que não à mão armada. Qual a diferença?

Em uma sociedade, onde o ensino sempre foi relegado ao último plano, é normal a maioria das pessoas não refletirem sobre nada. Aliás, ainda idolatram seus algozes, cujos filhos estudam na Escola Americana, pois o grande sonho deles é brilhar em Miami.

Pensando nisto, deixo aqui um pensamento do professor da Universidade de Londres - Eric Hobsbawn - que nos ajuda a refletir.


O problema é difícil e, tudo indica, está em aberto. De qualquer forma Hobsbawn insiste que “os socialistas estão aqui para lembrar ao mundo que em primeiro lugar devem vir as pessoas e não a produção. As pessoas não podem ser sacrificadas”, assegurando que “o futuro do socialismo assenta-se no fato de que continua tão necessário quanto antes, embora os argumentos a seu favor já não sejam os mesmos em muitos aspectos”.

Verdadeiramente, o meu sonho era que pudessémos viver em uma sociedade onde pudessemos nos abraçar com muito carinho.

2 comentários:

BeBel disse...

Sabe, Safira, é por essa e por outras manifestações desse "mundo" que eu sou uma pessoa crente, porque eu acredito na vida eterna e quero crer que vou vivê-la quando Jesus vier me buscar. Não estou aqui pregando evangelho não, não é isso. É uma certeza de que nesse mundo não há lugar para carinho, amor, solidariedade, bondade, benemerência, longanimidade e outros adjetivos de algumas personalidades que não mais se enquadram na sociedade em que vivemos.Beijos saudosos. Apareça

BeBel disse...

eu continuo gostando muuuuito de vir até aqui. Beijos