sábado, 11 de agosto de 2007

Exclusão x Inclusão ou Finitude x Infinitude




Neste sábado nublado, pelo menos aqui em Juiz de Fora, desejo compartilhar com vocês, dois poemas do Bertold Brecht - um homem que passou a vida inteira buscando justiça e, que por isto, tornou-se um nômade. Foi, também, além de um grande teatrólogo um poeta maravilhoso.


Quando no quarto branco do hospital

Quando no quarto branco do hospital
Acordei certa manhã
E ouvi o melro, compreendi
Bem. Há algum tempo
Já na tinha medo da morte. Pois nada
Me poderá faltar
Se eu mesmo faltar. Então
Consegui me alegrar com
Todos os cantos dos melros depois de mim.

***
Se fôssemos infinitos

Fôssemos infinitos
Tudo mudaria
Como somos finitos
Muito permanece.

***
Algumas vezes, penso como o mundo seria horrível se não existissem poetas, escritores músicos ou pássaros. E fico intrigada com o ar um pouco blasé e, ás vezes, irônico, com que algumas pessoas se referem aos jovens que optam por carreiras ligadas ao segmento das Artes ou Humanidades. Até mesmo o magistério, profissão que deveria estar sempre em alta, é aviltada de todas as maneiras. Conheço professores, hoje aposentados, que recebem uma aposentadoria tão ínfima, que não dá para comprar medicamentos necessários a uma vida melhor. Enquanto isto, os Cursos de Direito proliferam de uma maneira espantosa. Mesmo que alguns, após a formatura grafem a palavra hora como “ora” ou semestre como “simestre”. Sei que muitos escolheram esta profissão porque têm vocação, porém, outros estão encantados pelo “canto da sereia” dos altos salários. Entretanto, por mais tolerante que procure ser , não consigo entender aonde uma sociedade vai chegar, tendo como lógica a exclusão institucionalizada. Por que um juiz ganha tanto? E um médico, um professor, um trabalhador, etc.são obrigados a viver com tão pouco? E, apesar de possuir profissionais tão bem remunerados, o judiciário brasileiro está cada vez mais cego, surdo e mudo para a grande maioria da população, que por coincidencia, é a parte excluída do banquete da vida.

Quando constatamos a importância de um intelectual, como o Bertold Brecht, na luta contra o nazismo, só podemos agradecer ao Universo, existirem pessoas, que através da Arte, tentaram transformar este planeta em um lugar habitável por todos. Neste momento, em que a individualidade é cantada em prosa e verso, não certamente, pelos poetas, é necessário que a humanidade trilhe uma estrada onde a gentileza, a confiança sejam a regra e não a exceção.

E não poderia terminar, sem lembrar do nosso Poetinha que dizia "porque hoje é sábado, há criancinhas que não comem/porque hoje é sábado, os bares estão repletos de homens vazios..."

Um bom final de semana.

PS - A autoria da foto é da minha querida amiga Fabi que "está preparando outra pessoa..."

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

A visita

“Se já não respondo por mim,
Quem responderá?
Mas, se respondo apenas por mim,
Serei ainda eu mesmo?”

O Talmude da Babilônia


Esta citação nos faz pensar em muitas coisas. É intrigante! O que imaginava a pessoa que a escreveu?

Tudo isto passou pela minha cabeça, hoje, ao ler estas frases. Assim como muitos aspectos da vida incompreensíveis, elas nos fazem pensar e concluir que não há respostas, apenas perguntas.

E são essas dúvidas que nos impulsionam a viver, já que estamos aqui e breve não vamos mais estar. Quando o papo vai ficando muito “cabeça”, olho o dia lá fora e me extasio com o seu brilho, com o cheiro das folhas e o riso dos pássaros. E, aí, sorrio também.

Hoje, a noite chegou muito depressa, pois fiquei muito tempo classificando livros. Gosto deles, das suas páginas amarelecidas, suas dedicatórias.

Ultimamente a Vanessa da Mata tem me feito companhia, sempre. É gostoso ouvi-la.

Hoje a rotina foi quebrada com a visita de uma jovem muito bonita e sensível. Ela veio de Varginha – a terra do ET. É bom receber visitas!Por isto, espero que vocês venham até aqui sempre

terça-feira, 7 de agosto de 2007

A saudade






Pela manhã, minha filha pediu-me alguns modelos de marcadores de livros. Como até a algum tempo atrás colecionava-os, procurei para ver se ainda tinha alguns. E nesta busca, encontrei cartões postais, cartas, bilhetes e muitas outras lembranças de pessoas que nem lembro mais o rosto. Entretanto, suas palavras carinhosas vão ficar, pois, como dizia o poeta "... as coisas findas muito mais que lindas, estas, ficarão...". Senti muitas saudades! Saudades de Antônia, Moema, Lourdes, Erthos, Marquinhos e outros e outros...Minha busca me levou a procurar alguns no orkut, na telelistas, etc.. para dizer-lhes, caso os encontrasse, o quanto eles foram importantes para mim. Outros, não adiantam procurar em lugar nenhum. Apenas na memória. Mas o dia continuou, lindo e brilhante! E foi preciso seguir em frente, como diz o Almir Sater. E segui. Decidindo se devia fazer o espinafre em creme ou refogado. Ou isto ou aquilo, já dizia nossa Cecília. Que bom, quando uma escolha envolve poucas coisas, como esta. Por isto, devemos curtir também o espinafre, pois faz parte da nossa caminhada. Consegui o filme Zorba, O grego, pois quero vê-lo outra vez. Preciso, neste momento, de um filme alegre, que me faça dançar ou sonhar com a dança. À tarde, corri para a aula de Topiaria e consegui fazer um arranjo com sementes, as quais nunca havia sido apresentada. Este "Admirável Mundo Novo" é mesmo admirável. E por falar em memórias, lembrei-me da capa do livro da ilustração. Um abraço fraterno em todos os visitantes.


.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A rotina



A segunda-feira chegou com menos frio do que o dia anterior. Dia comum de uma dona-de-casa incomum. Assisti a um bom filme no vídeo, enquanto pedalava a bicicleta. O nome é: Anjos da guerra. Mostra os absurdos que o ser humano comete em situações extremas. É como se a maldade e a bondade viessem à tona, sem explicação nestes momentos. Porque uns agem de uma forma e outros de outra, é o grande mistério. No mais, arrumei a casa e continuei a organização de objetos. Começo a descartar muitas coisas inúteis e, para isso, é preciso organizar. Coloquei água para os passarinhos e eles chegam com toda a beleza. Existe um beija-flor que é muito egoísta e coloca os outros passáros para correr. Não fiz almoço e aproveitei um resto de frango cozido. Com isto, consegui um pouco mais de tempo. No final da tarde, saí um pouco e, agora estou escrevendo esta mensagem. Quando voltava, ouvi a conversa de duas mulheres atrás de mim, apesar de não ver os seus rostos. Uma delas falava: "Não agüento mais a rotina da minha vida."...Porém ela faz parte da nossa caminhada, assim como a surpresa. E cada minuto é sempre diferente do outro.

domingo, 5 de agosto de 2007

Memento mori

Queridos amigos e visitantes,

Será que terei algum visitante? De alguma galáxia ou daqui do nosso planetinha mesmo? Escolho esta frase, pois ela significa em latim: "Lembrem-se que vamos morrer". Sei que muitos de nós não gostamos de falar sobre a morte, porém sinto que se lembrarmos dela, seremos melhores e viveremos com mais intensidade. Entretanto, isto é só uma opinião. Estou começando hoje o meu blog e quero fazer uma homenagem a Laíla. Sempre pensamos em alguma forma de não sentirmos dor, porém ao ter consciência, temos também a percepção de todos os outros sentimentos.