domingo, 3 de maio de 2009

A importância dos hexágonos para as abelhas

Muitas criações da natureza têm a forma de figuras geométricas, como o círculo e o quadrado; o hexágono regular é uma dessas figuras. O hexágono é uma figura de seis lados, e é regular, pois todos os seus lados têm a mesma medida.

O hexágono é a figura que tem o menor perímetro para cada área. Ao construir uma célula hexagonal para servir de favo de mel, a abelha usa a menor quantidade de cera e utiliza a menor quantidade de esforço para circunscrever um dado espaço. Encontramos a forma hexagonal nos favos de mel, nos flocos de neve, nas moléculas, nas formas marinhas, nos cristais e em outras formas.

A partir do século XIV, devido aos estudos dos apicultores americanos, foi comprovado que o modo de vida e a organização social das abelhas é uma verdadeira sociedade.

Porque os alvéolos das abelhas são hexagonais?

As abelhas constroem os favos com extrema regularidade, perfeitamente aplicados aos que se destinam, com cálculos prévios, em que a Matemática é a grande auxiliar.

Os favos são construídos com cera, que é fabricada pelas próprias abelhas. Elas constroem o máximo de alvéolos, gastando o mínimo de cera. Constroem alvéolos cuja forma tenha um perímetro pequeno, mas uma área total, que traduzirá em uma grande quantidade de mel armazenado.

As abelhas resolvem um grande problema que, para os matemáticos parecia uma solução bem difícil: "no menor espaço, construir células regulares e iguais, com a maior capacidade e solidez, empregando a menor quantidade de matéria possível"
www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/matmundo/eemplos.htm
Alunas: Giselle Fernanda Botelho; Roberta Sousa Santos; Coordenadora: Elise Nogueira Lopes

Introdução ao mundo das abelhas


Diante das notícias apavorantes do mundo, mesmo os otimistas ficam balançados. Entretanto, apesar de tantos erros, a humanidade avança em vários aspectos. Quando falamos que antigamente não havia tanta violência etc, esquecemos que não tinhamos a atual avalanche de informações que dava a falsa impressão,para alguns, que a vida era um conto de fadas, sem o lobo mau, é claro!

Assisti, recentemente, a um video chamado "Persepolis", gentilmente cedido pelo meu professor de francês, o Jean Claude. O filme, uma animação em francês, nos mostra como foi o regime do Xá da Pérsia, atual Irã. As atrocidades que foram cometidas naquele tempo, com o aval do EUA, nada fica a dever ao Sadam Hussein atual ou as que os americanos cometem em Guantánamo e, evidentemente, em todo o mundo.

Lembro-me que desde criança sempre fui fascinada por leituras, fosse o que fosse. O que caia nas mão, era ótimo. E, assim, li muitas revistas como "O Cruzeiro" que falava sobre o Xã e sua familia maravilhosa. Sei que o mesmo foi casado com a Princesa Soraya que era estéril e, por isto, foi trocada pela Farah Diba. Para mim, uma romântica incurável, aquilo tudo era muito lindo! Entretanto, aos 16 anos, tive um salvador que começou a orientar a minha leitura. E, hoje, apesar de não acreditar mais em Chapeuzinho, sei que o Lobo Mau existe.O que nos mostra que a informação truncada nos fazia ver um mundo róseo quando não é bem assim. Hoje, apesar de tudo, podemos lutar contra tantas injustiças....ou escolhermos o nosso lado.

Tudo isto...ufa! para falar da revolução verde. Ou seja, o cuidado com o meio ambiente fará, espero ardorosamente, uma mudança positiva na humanidade.

E apesar de todos os dias pessoas continuarem lavando a calçada com água, sem nenhuma preocupação em poupá-la e, pior, sem que tenhamos nenhuma estratégia para abordá-las de uma forma carinhosa e eficaz, encontro outras que já estão agindo eficazmente. Alguns já estão usando a água utilizada na máquina de lavar roupas, que já contém sabão, para lavar pátios e calçadas, reutilizando roupas e evitando o consumo irresponsável.

E, como sempre, muitas das respostas encontramos na natureza, ao ler o artigo "A importância dos hexágonos para as abelhas", vi como precisamos aprender com ela.

E, por isto, resolvi publicar amanhã o texto "A importância dos hexágonos para as abelhas"

E aos poucos que visitam este blog e, que, tem a paciência de ler os meus textos, enfatizo o sexto parágrafo que diz" As abelhas constroem o máximo de alvéolos, gastando o mínimo de cera."
Que possamos gastar o minimo para construir um mundo melhor.