sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Simplicidade Voluntária

Amigos,

No meu grupo chamado "Simplicidade Voluntária", consegui uma receita para o reaproveitamento do óleo de cozinha. Vou deixá-la com vocês. Depois que fizer o meu sabão, conto como foi a experiência.
****
Óleo de cozinha vira sabão caseiro. Aproveite os restos usados em frituras na receita

O óleo de cozinha, usado para preparar frituras, geralmente é descartado no ralo de pias e desce até o esgoto. Ao entrar em contato com a água, um litro de óleo de cozinha pode contaminar milhares de litros do líquido. Uma forma de reutilizar o óleo e evitar a contaminação é fabricar um barato sabão caseiro. Veja como:Ingredientes- 4 litros de óleo comestível usado- 2 litros de água- ½ copo de sabão em pó- 1 kg de soda cáustica- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gostoA proporção pode ser mantida para fazer mais ou menos sabão, de acordo com a quantidade de óleo usado disponível.Modo de preparoEsquente a água. Separe meio litro e dissolva o sabão em pó nele. Dissolva a soda cáustica no restante da água. Adicione lentamente as duas soluções ao óleo e mexa por 20 minutos. Adicione a essência, misture um pouco e despeje em formas no formato desejado. Deixe esfriar e desenforme no dia seguinte. Os sabões estarão prontos.

O CONPET é um Programa do Ministério de Minas e Energia coordenado por representantes de órgãos do Governo Federal, da iniciativa privada e gerido com recursos técnicos, administrativos e financeiros da Petrobras S.A.

Nenhum comentário: