domingo, 3 de maio de 2009

A importância dos hexágonos para as abelhas

Muitas criações da natureza têm a forma de figuras geométricas, como o círculo e o quadrado; o hexágono regular é uma dessas figuras. O hexágono é uma figura de seis lados, e é regular, pois todos os seus lados têm a mesma medida.

O hexágono é a figura que tem o menor perímetro para cada área. Ao construir uma célula hexagonal para servir de favo de mel, a abelha usa a menor quantidade de cera e utiliza a menor quantidade de esforço para circunscrever um dado espaço. Encontramos a forma hexagonal nos favos de mel, nos flocos de neve, nas moléculas, nas formas marinhas, nos cristais e em outras formas.

A partir do século XIV, devido aos estudos dos apicultores americanos, foi comprovado que o modo de vida e a organização social das abelhas é uma verdadeira sociedade.

Porque os alvéolos das abelhas são hexagonais?

As abelhas constroem os favos com extrema regularidade, perfeitamente aplicados aos que se destinam, com cálculos prévios, em que a Matemática é a grande auxiliar.

Os favos são construídos com cera, que é fabricada pelas próprias abelhas. Elas constroem o máximo de alvéolos, gastando o mínimo de cera. Constroem alvéolos cuja forma tenha um perímetro pequeno, mas uma área total, que traduzirá em uma grande quantidade de mel armazenado.

As abelhas resolvem um grande problema que, para os matemáticos parecia uma solução bem difícil: "no menor espaço, construir células regulares e iguais, com a maior capacidade e solidez, empregando a menor quantidade de matéria possível"
www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/matmundo/eemplos.htm
Alunas: Giselle Fernanda Botelho; Roberta Sousa Santos; Coordenadora: Elise Nogueira Lopes

2 comentários:

Mariana disse...

Muito bacana os artigos, Safira!

Miriam Belo disse...

Olá Safira, aprecio tudo que se refere a abelha, mel, pois sou uma consumudora de mel com gelélia real por acreditar em seus beneficios.